A Via Varejo é uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos e móveis do Brasil e do mundo, responsável pela administração das lojas físicas e do e-commerce de grandes marcas, como Casas Bahia e Pontofrio, além do Extra.com, i9XP, banQi e da fábrica de móveis Bartira. A empresa conta com aproximadamente 41 mil colaboradores em mais de 400 municípios brasileiros. Com mais de mil lojas físicas e 27 centros de distribuição e entrepostos, a Via Varejo possui capital aberto na BM&FBOVESPA desde 2013.
Para acompanhar a transformação do mercado, além de melhorar a segurança interna e externa dos dados da empresa e dos clientes, a Via Varejo buscou soluções para evoluir digitalmente de forma consciente e segura.
“Na Via Varejo, estamos sempre atentos à segurança, seja em nossos ambientes internos ou para nossos clientes finais. Possuímos muitos colaboradores, clientes e parceiros e, por isso, é fundamental que todos os dados sejam mantidos em segurança e sigilo, inclusive para o sucesso de nosso negócio”, explica Marcio Borges, gerente de Infraestrutura da Via Varejo.
Segurança e rendimento operacional garantidos em períodos de alto volume de acessos
A primeira fase do projeto de transformação digital segura ocorreu em 2017, quando a Via Varejo precisou renovar a licença de seus firewalls. A empresa promoveu então uma avaliação de mercado em busca de novas e melhores soluções para seu aprimoramento digital. Entre as propostas avaliadas, chegou à conclusão de que o FortiGate, firewall de próxima geração (NGFW) da Fortinet, era o que melhor atendia às suas necessidades.
Contando com o apoio da Secureway, parceira da Fortinet, foi realizada então a implementação do FortiGate e do sistema de gerenciamento de rede FortiManager no data center de São Caetano do Sul, sede da empresa, e um cluster de FortiGate em Hortolândia, ambas no estado de São Paulo.
A Via Varejo experimentou uma grande melhoria na segurança de seus negócios, demonstrando a eficiência e o desempenho das soluções Fortinet inclusive em tempos de alta demanda, como durante o período de Black Friday, quando a empresa aumenta em média cinco vezes seu volume de vendas.
A Black Friday também é um período de volumes muito altos de acesso à rede, nem todos legítimos. “Com o auxílio das soluções FortiGate e FortiManager, conseguimos bloquear mais de 3 milhões de solicitações de robôs, além de gerenciar inúmeros registros de ataques na tentativa de fraudar o sistema. Mesmo com o alto número de acessos, os FortiGate mantiveram o alto desempenho e a segurança esperada, sem apresentar problemas”, revela Borges. “Nosso setor é muito visado por cibercriminosos, o que gera um grande risco para o negócio. Por isso, precisamos de ferramentas, sistemas e todo o suporte para estarmos realmente seguros. As soluções da Fortinet nos entregam tudo isso.”
Outra oportunidade de experimentar o impacto positivo de uma solução de segurança ampla e integrada foi por conta de ataques internos aos equipamentos da empresa. Graças às soluções da Fortinet e ao suporte da Secureway, a empresa conseguiu localizar, por meio do IPS, quais eram as fontes dos eventos e, assim, interromper todos os ataques de forma efetiva.
“Não constatamos falhas no firewall desde que contamos com as soluções da Fortinet. O índice de disponibilidade dos FortiGate é de 100%, garantindo desempenho e segurança para toda a rede, inclusive em ocasiões de volumes exorbitantes de acessos, como no caso da Black Friday. Isso assegura à nossa equipe de TI muito mais tranquilidade e controle”, complementa Borges. “Além disso, o FortiManager nos trouxe facilidade na administração de tantos pontos de rede, de forma mais ágil e prática. As equipes de TI da Via Varejo agora têm a capacidade de atender a uma variedade de necessidades do usuário, incluindo gerenciamento de VPN e uso de firewalls FortiGate para segmentar cargas de trabalho de front-end e back-end na nuvem, ambos oferecendo benefícios de custo e melhorando a produtividade.”
Ampliação da segurança a mais de mil lojas físicas
Após o sucesso da primeira etapa nos escritórios centrais, a companhia estendeu o processo de transformação digital, levando desempenho e segurança de rede para todas as lojas físicas do país com a implantação de firewalls locais.
Grandioso, o projeto visou aumentar a segurança dos ambientes de lojas, elevar o desempenho de comunicação nos acessos de sistemas internos e Internet, reduzir a necessidade do consumo de links do banco de dados central e controlar acessos à rede, incluindo no Wi-Fi grátis oferecido aos clientes, o qual também auxilia no relacionamento.
“Com os FortiGate, conseguimos maior escalabilidade e mais agilidade na implementação das políticas essenciais à continuidade do negócio. Além disso, aumentamos a camada de segurança de todas nossas lojas”, comenta o gerente de Infraestrutura, que também destaca mais facilidade na gestão de ferramentas, aumento da visibilidade do tráfego e melhorias na conformidade com os requisitos do setor, como o padrão de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento (PCI DSS).
Oito meses foi o tempo de implementação da solução FortiGate NGFW nas mais de mil lojas em todas as regiões do país, o que consagra um projeto com grande agilidade e eficiência, já que não houve necessidade de rollback em nenhuma etapa. De acordo com o executivo, esse sucesso foi fruto da alta qualidade da tecnologia de segurança e das habilidades técnicas da equipe de implementação.
“A proximidade oferecida pela Fortinet e pela Secureway é um grande diferencial. Sempre disponíveis, os profissionais prestam todo suporte necessário durante e após a implementação, com agilidade e grande capacidade técnica. Este tipo de atenção não é algo que se encontra em outras empresas”, completa Borges.
Fonte: Via Varejo (fortinet.com)
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