top of page
Buscar
  • Marketing 4SR

Cibersegurança: por que sua empresa precisa investir



Com o aumento de ataques cibernéticos, várias empresas ainda adotam uma política de trabalho em casa devido à pandemia do COVID-19, por isso, é mais crucial do que nunca que as empresas invistam em medidas de cibersegurança.


Pensando nisso, vamos aprofundar o motivo pelo qual as empresas precisam investir em uma infraestrutura de segurança cibernética adequada. Boa leitura!


O que é cibersegurança


A cibersegurança – também conhecida como segurança cibernética – é a prática de proteger sistemas, redes e programas contra ataques digitais. Esses ataques cibernéticos permitem acessar, alterar ou destruir informações confidenciais, além de extorquir dinheiro dos usuários e até mesmo atrapalhar nos processos cotidianos de negócios.


Embora o avanço da tecnologia tenha proporcionado inúmeros benefícios ao mundo, também esclareceu como as empresas podem ficar vulneráveis ​​a ataques cibernéticos se sua segurança não estiver protegida.


Além disso, segundo levantamento da empresa de segurança cibernética Fortinet, em 2020 o Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos. O número é de se preocupar, pois representa mais de 20% dos casos registrados em toda a América Latina, que somaram 41 bilhões.


Mas afinal, como funciona a cibersegurança? Vamos explicar no tópico a seguir.


Como funciona a cibersegurança


A cibersegurança foi elaborada para proporcionar vários níveis de proteção em todos os computadores, redes e programas usados ​​por uma empresa. Ou seja, para criar uma cibersegurança unificada contra possíveis ataques cibernéticos, é importante que os negócios, os funcionários, os processos e a tecnologia sejam projetados para funcionar perfeitamente juntos.


Os sistemas de cibersegurança que funcionam corretamente poderão detectar, investigar e resolver possíveis sinais e fragilidades no sistema antes que possam ser explorados por um hacker ou software malicioso.


Cibersegurança ou segurança da informação


A cibersegurança e a segurança da informação estão altamente ligadas e, muitas vezes, são consideradas sinônimos. Mas existem algumas distinções importantes entre elas.


Segurança da informação é a mesma coisa que dizer “segurança de dados”. Logo, se você é um especialista na área, seu maior objetivo é manter os dados confidenciais, cuidar de sua integridade e também disponibilidade.


A maioria dos dados corporativos modernos reside eletronicamente em servidores, desktops, laptops ou na nuvem, mas antes de todas as informações confidenciais serem migradas online, elas estavam guardadas em um arquivo — algumas informações confidenciais ainda são. A segurança da informação está preocupada em garantir que os dados de qualquer forma sejam mantidos seguros.


Já a cibersegurança, trata-se da proteção de dados encontrados em formato eletrônico (como computadores, servidores, redes, dispositivos móveis etc.) que ajudam a não serem comprometidos ou atacados. A cibersegurança significa identificar quais são os dados críticos, onde residem, sua exposição ao risco e a tecnologia que você precisa implementar para protegê-los.


Por que sua empresa precisa investir em cibersegurança


Existem diversas razões pelas quais sua empresa deve investir em cibersegurança, que são:


Maior proteção de dados


Ciberataques podem comprometer os dados dos consumidores e, empresas, especialmente aquelas em setores vulneráveis, como finanças e saúde, precisam garantir a segurança das informações e dados confidenciais de seus clientes. Caso contrário, correm o risco de problemas sérios..


Além disso, empresas com infraestruturas de TI confiáveis ​​e soluções de cibersegurança também instigam maior confiança em seus clientes.


Quando os consumidores sabem que um site de negócios é seguro e que a empresa tem um histórico de proteção dos dados de seus consumidores, é mais provável que eles façam compras e se envolvam em seus serviços. Este é um dos motivos mais interessantes de investir em cibersegurança.


Aumento da produtividade da equipe


Quase sempre, quando as empresas sofrem algum tipo de ataque cibernético, suas operações também são fortemente afetadas.


Um ataque cibernético pode impedi-los de acessar suas próprias redes de sistemas, interrompendo assim, diversas funções do seu negócio. Quando esta situação ocorre, pode ter um impacto significativo na produtividade e eficiência das empresas.


Monitoramento facilitado


Com uma cibersegurança bem estruturada na sua empresa, você conta com monitoramento de 24 horas por dia, controles de segurança poderosos e resolução rápida de incidentes, dessa forma, sua empresa pode proteger seus dados e recursos de ameaças externas e internas.


Mantém a credibilidade da empresa


Quando os clientes sabem que uma empresa é segura e que possui um histórico de proteção de dados de clientes com atenção, eles são mais propensos a fazer compras.


Os consumidores de hoje estão cada vez mais conscientes e cautelosos quando se trata de proteção e segurança de dados. Eles entendem o valor de seus dados confidenciais e as repercussões que podem ocorrer se esses dados forem mal utilizados.


Dessa forma, as empresas que integraram soluções sólidas de cibersegurança em suas operações diárias normalmente se saem melhor a longo prazo, pois os consumidores se sentem seguros ao fazer transações com elas.


Como introduzir a cibersegurança na sua organização


Agora, confira passos fundamentais para aplicar a cibersegurança na sua empresa:


Treinamento de conscientização


Mesmo que você tenha a melhor política de segurança em vigor, é essencial garantir que todos os funcionários entendam a cibersegurança e sua importância no atual mundo perigoso.


Certifique-se de que os funcionários saibam que a segurança cibernética é uma prioridade máxima e compreendam as iniciativas e procedimentos completos que você possui para se proteger contra ameaças cibernéticas.


Defina objetivos para o projeto


Definir os objetivos da sua empresa ao introduzir a cibersegurança é muito importante, por isso, comece avaliando os marcos específicos que você definiu para realizar esse propósito e agora olhe para eles de uma forma diferente.


Como a cibersegurança faz ou quebra a missão? Essas são considerações importantes para integrar em suas iniciativas estratégicas.


Tenha o suporte de uma equipe especializada


Garantir que a sua empresa fique estável e segura exige o acompanhamento contínuo de uma equipe especializada, por isso, escolha uma de confiança e coloque em ação os objetivos traçados.


Agora que você já sabe o que é a cibersegurança e por que sua empresa precisa investir, que tal conferir mais conteúdos como este em nosso blog? Nos vemos lá!

87 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page