top of page
Buscar
  • Marketing 4SR

Como o F-Secure auxilia na proteção contra ataques cibernéticos



Sabemos que a segurança na internet, principalmente a segurança da informação, deixou de ser um assunto secundário para ser um tópico de grande relevância para pessoas e, acima de tudo, empresas, contudo, é aí que entra o F-Secure.


Para você não correr mais riscos e colocar a segurança da empresa em dia, elaboramos este conteúdo explicando os ataques cibernéticos e como F-Secure é uma ótima opção para sua empresa! Vamos lá?


O que são ataques cibernéticos


No Brasil, que já recebeu a má fama de sua popularidade em ataques cibernéticos, a cibersegurança é fundamental.


Hoje em dia, para se ter uma ideia, o Brasil encontra-se entre os 5 primeiros países que mais recebem ataques cibernéticos em dispositivos conectados à internet, ficando atrás apenas de países como os Estados Unidos e da China, que ocupa a primeira posição.


Não é de hoje que a segurança de dados vem sendo assunto relevante. Na verdade, com a crescente da conectividade mundial, a popularização dos serviços em nuvem e a terceirização tornaram o mundo virtual muito mais exposto aos ataques do que no passado.


Um ataque cibernético, também chamado por ciberataque ou mesmo cibercrime, é uma tentativa de desabilitar computadores, desativar, interromper ou mesmo controlar de maneira mal intencionada/maliciosa, ambientes e infraestrutura de computação de uma empresa, instituição ou órgão. Além disso, também é roubar dados ou usar um sistema de computador violado para lançar ataques adicionais.


Estes criminosos, conhecidos como hackers, muitas vezes podem agir com o objetivo de comprometer a integridade de um banco de dados ou mesmo roubar este banco de dados para venda externa ou negociar o resgate do mesmo.


Dentre os principais métodos utilizados pelos criminosos para realização de ataques cibernéticos temos o malware, phishing, ransomware, ataque man-in-the-middle, ataque DDoS, Eavesdropping entre outros métodos. Vamos ver sobre alguns:


DDoS


Uma das grandes ameaças de sistemas corporativos, o ataque DDoS (Distributed Denial of Service) consiste em sobrecarregar as atividades do servidor, tornando-o lento até a inativação, deixando computadores vulneráveis para ataques.


Man-in-the-middle


Este ataque consiste no interrompimento do fluxo de tráfego de dados, filtro e roubo dos mesmos, quando invasores inserem-se em transação de duas partes. Man-in-the-middle é conhecido por ser um ataque de espionagem.


Phishing


Este crime virtual comumente é realizado por e-mail, através do envio de informações fraudulentas - parecendo ser de fonte confiável — com o objetivo de obter informações específicas e/ou confidenciais, como por exemplo, dados bancários e senhas.


Prejuízos para sua empresa


Estes métodos de ataque são, em muitas ocasiões, difíceis de serem identificados, devido que muitas vezes acontecem de maneira silenciosa e sem deixar muitos rastros.


Ainda sim, mesmo ciente dos riscos, as empresas acabam por afrouxar suas estratégias e investimentos em segurança cibernética. Assim, a empresa fica exposta a todos os ataques.


Isso gera grande impacto negativos para a empresa, como:


  • Prejuízo financeiro;

  • Perda de credibilidade;

  • Perda de dados pessoais e corporativos;

  • Roubos e desconfiguração de identidade;

  • Roubos de propriedade intelectual e entre outros.


Como se proteger de ataques cibernéticos


Existem diversas estratégias recomendadas que podem ser utilizadas para proteger empresas de quaisquer ataques cibernéticos. Essas boas práticas de segurança potencializam a segurança da informação do seu negócio, que entre elas estão:


Backups


A realização de backups periódicos é uma boa prática que busca minimizar riscos de perda de dados, independente do motivo.


VPNs


Principalmente para empresas que possuam colaboradores em trabalho remoto, o uso de VPNs é fundamental.


O VPN criptografa dados, tornando-os mais difíceis de serem reconhecidos em caso de roubo de dados.


Eduque e conscientize


Pode até não parecer, e por muitas vezes é até desconsiderado esta hipótese, mas a principal brecha para ataques cibernéticos reside nos usuários.


Muitas vezes, de forma não intencional, usuários desses programas deixam os sistemas vulneráveis ao adotar práticas que favorecem os ataques, como:


  • Instalação de softwares questionáveis;

  • Acesso à links e e-mails suspeitos;

  • Uso de dispositivos externos (como pen-drives) de fontes não confiáveis em computadores da rede;

  • Outros.


Para isso, desenvolver uma cultura de segurança da informação, orientando seus colaboradores acerca das boas práticas, é fundamental para um ambiente mais protegido.


É recomendado que esses treinamentos sejam realizados para cada novo colaborador e que um reforço seja exercido periodicamente.


Adote uma plataforma de segurança


Contar com um sistema de segurança que mantenha seu sistema e rede protegidos 24/7 contra ameaças reais (já existentes) e possíveis novas ameaças é crucial e provavelmente uma das principais ações a ser tomada!


F-Secure o que é


Muito mais do que um antivírus comum! F-Secure é uma solução integrada de segurança, ou seja, uma única plataforma para todas as suas necessidades de segurança.


É por meio desta plataforma de segurança e com modernas e inovadoras práticas de identificação e controle de ameaças que o F-Secure possui o histórico mais consistente da indústria de segurança, sendo o único fornecedor a receber 7 prêmios AV-TEST Best Protection em 7 dos últimos 10 anos.


Principais benefícios do F-Secure


A plataforma F-Secure, por ser uma solução integrada completa, fornece soluções de segurança de endpoint abrangentes e flexíveis para todos os dispositivos conectados, atuando com hospedagem em nuvem.


Além disso, fornece proteção desenvolvida on-site com configuração completa, que vão desde entradas a endpoints e serviço contra ataques direcionados com tempo incidente de resposta baseado no SLA do provedor de serviços local.


Plataforma de scanning e gerenciamento de vulnerabilidades, para assegurar que as ameaças são identificadas preventivamente.


Menos riscos de ataques cibernéticos


Com sistema EDR (Endpoint Detection and Response), mais avançado, realizando o monitorando comportamentos em tempo real, a plataforma F-Secure identifica anormalidade e age de forma preventiva.


Menos custos com gerenciamento em nuvem


Por atuar com plataforma em nuvem, os custos com gestão e gerenciamento do sistema são reduzidos, além de possuir maior segurança quanto à perda de dados.


Mais produtividade com menos complexidade


Por ser uma solução integrada de segurança, os processos tornam-se menos complexos, com maior interação com o usuário, fornecendo dados em tempo real para maior produtividade e assertividade na tomada de decisão.


Como o F-Secure auxilia na proteção da minha empresa


Como você já pode ter percebido, a solução F-Secure é completa, fornecendo diversos mecanismos de proteção para conter e mitigar riscos de ataques cibernéticos à sua empresa.


Segurança integrada


Pela combinação de soluções em machine learning e conhecimento humano, as soluções F-Secure atuam de maneira integrada em um único console, fornecendo a flexibilidade que sua empresa precisa para tomada de decisão.


Segurança de ponto de extremidade


Nativamente em nuvem, as soluções de ponto de extremidade utilizam tecnologia de última geração, monitorando seu cenário de segurança 24 horas por dia, alertando você sobre violações em poucos minutos com um claro plano de ação.


Detecção e respostas gerenciadas


Serviço avançado de threat hunting para detectar e responder a ataques realizados por humanos em tempo real.


Gestão de vulnerabilidades


Fácil de implementar em toda a sua rede e ativos, mantendo todos os seus endpoints seguros, com um jeito fácil de identificar e priorizar riscos, reduzindo a superfície de ataque e evitando, por consequência, ataques antes que elas aconteçam.para proteger sua empresa e seus dados, cada vez mais rápido.


Agora que você já sabe o que é o F-Secure e como ele pode te ajudar, que tal conferir nosso blog para mais informações como esta? Nos vemos lá!


Comments


bottom of page